segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O INFERNO SÃO OS OUTROS

A famosa frase de Jean-Paul Sartre (1905-1980) dita por Garcin, personagem da peça Entre Quatro Paredes (1944).


Garcin
A estátua de bronze... (Ele a acaricia) Pois bem, este é o momento. A estátua de bronze está aí, eu a contemplo e compreendo que estou no inferno. Eu garanto que tudo estava previsto. Eles previram que eu ia ficar na frente desta lareira, passando a mão nesta estátua, com todos estes olhares sobre mim. Todos estes olhares que me devoram... (Ele se vira de repente) E vocês, são apenas duas? Ah, eu pensava que vocês seriam muito mais numerosas. (Ri.) Então, é isto o inferno. Eu não poderia acreditar... Vocês se lembram: enxofre, fornalha, grelhas... Ah! Que piada. Não precisa de nada disso: o inferno são os Outros.


SARTRE, Jean-Paul. Entre quatro paredes. Tradução de Alcione Araújo e Pedro Hussak. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. p.125

Nenhum comentário: