sexta-feira, 11 de junho de 2010

VITRINA CULTURAL

A partir de hoje, sempre às sextas-feiras, o espaço VITRINA CULTURAL do Alma Acreana com dicas de livros, filmes, músicas, programas, autores... enfim, variedades culturais. O objetivo é partilhar experiências e ampliar nossa visão de mundo.

***   ***   ***

“Sonho que se sonha só. É só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto, é realidade”.
Raul Seixas

***   ***  ***

1. UM FILME
Balzac e a Costureirinha Chinesa
Dai Sijie - Direção / Roteiro
Lise Fayolles - Produção
Ano de 2002

No final dos anos 70, durante a Revolução Cultural na China, liderada por Mao Tse Tung, as universidades foram fechadas, e a maioria dos livros banidos. Os jovens vistos como intelectuais burgueses eram enviados para um campo de “reeducação”, onde iriam seguir os ensinamentos dos camponeses, considerados verdadeiros revolucionários. É nesse contexto que se passa o filme “Balzac e a costureirinha chinesa”, no qual Luo e seu amigo Ma são enviados para uma montanha maoísta no Tibet e submetidos a trabalhos pesados e em péssimas condições. Mais importante do que o contexto revolucionário e repressor é a relação que esses jovens mantém com a literatura e o poder transformador que essa aventura tem em suas vidas. (Júllia Vasconcelos)

2. UM LIVRO
O Proprietário
John Galsworthy
GALSWORTHY, John. O Proprietário. (Tradução de Raquel de Queiroz). Rio de Janeiro: Editora Opera Mundi, 1973.

O Proprietário (1906) é o primeiro romance que compõe a trilogia da clássica obra de John Galsworthy, Nobel de literatura de 1932, A Saga dos Forsyte. Além da beleza literária, dado um fascinante enredo, a obra faz um belo apanhado histórico em relação à transformação e a desagregação da era vitoriana e o egoísmo fariseu das classes proprietárias da Inglaterra, num período em que se efetua a fusão da nobreza com a plutocracia, acompanhada da mudaça da noção de gentleman, tempos de opulência a preceder os dias de borrasca.

3. UM ÁLBUM
Na Pressão
Lenine
Na Pressão
Lenine
Sony BMG RCA 1999


Lenine, um dos maiores cantores e compositores do país, lançava em 1999, o álbum musical Na Pressão (Sony BMG RCA), composto por onze faixas , entre elas as belíssimas músicas PaciênciaJackSoul Brasileiro. Álbum completo aqui.

4. UM FILÓSOFO
Richard Rorty
Richard Rorty (1931-2007)
filósofo da cultura

Embora ainda pouco estudado no Brasil, Richard Rorty é considerado um dos maiores filósofos da contemporaneidade. Sua proposta de filosofia é a de uma filosofia da cultura, para a qual o filósofo deve estar disposto a dialogar com as várias áreas das chamadas ciências humanas, principalmente com a literatura e a história. Entre suas obras, destacam-se: Filosofia e o espelho da natureza (1979), Ironia, contigência e solidariedade (1989), Ensaio sobre Heidegger e outros ensaios (1991), Verdade e progresso: ensaios filosóficos (1998). Rorty faleceu em 2007.

5.UM PROGRAMA
Almanaque Brasil
TV Cultura
Idealizada pela equipe do artista gráfico e jornalista Elifas Andreato e produzida pela TV Brasil, a série Almanaque Brasil pretende passear, de maneira leve e divertida, pela cultura e história brasileiras. Almanaque Brasil vai ao ar todos os sábados, às 19 h 30, pela TV Cultura. Já que não se produz muita coisa que se aproveita pelas grandes emissoras, é começar a valorizar os canais alternativos (que já deveriam ser valorizados), estes geralmente tem uma boa programação, como a TV Cultura.


***   ***   ***

P.S. Vamos enriquecer juntos: PARTILHE TAMBÉM!

2 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Oi Issac
A gente anda numa correria tão grande que acaba ficando desatualizado e precisando realmente de uma dicas de coisas boas para fazer. Valeu pelas docas, vou tentar pelo menos encontrar o livro.
Grade abraço

Palazzo disse...

Valeu pelas dicas...
abç