Prof.a Inês
Lacerda Araújo
Uma das principais questões
filosóficas, senão a mais crucial pelo menos aquela que mais intriga os
filósofos, se refere a Deus.
Mesmo antes da religiões
monoteístas, filósofos indagaram sobre o princípio de todas as coisas, sobre a
causa primeira do universo. Demiurgo, para Platão, plasmou, isto é, deu forma
às ideias que são a essência de tudo o que há. Aristóteles buscou a causa primeira
no motor imóvel, que dá início à cadeia de causas. Sendo primeiro, não deve seu
movimento a nenhum outro. Interessante que Aristóteles rejeita o nada, o vazio
que precederia esse vir a ser geral.
Foi a filosofia cristã que
possibilitou pensar o nada. Deus criou o mundo a partir do nada. Santo
Agostinho que pertencia à escola dos Padres da Igreja (nasceu em 354, morreu em
430), pensou Deus não por meio do raciocínio de causa/efeito e sim por meio da
iluminação interior. Em Confissões ele
perguntou onde Deus reside em sua memória, a que ele deve a honra de a memória
acolher Deus, seria pelos "afetos da alma", pela recordação de
imagens, pelo espírito do próprio Agostinho? Não pois tudo isso muda, e Deus
não muda, mas sem dúvida Deus habita sua memória, "porque me lembro de
Vós, desde que Vos conheci e encontro-Vos lá dentro, sempre que de Vós me
lembro", escreveu Agostinho em Confissões.
Ainda na filosofia cristã, na
Idade Média, São Tomás de Aquino seguiu a via das causas para chegar à
existência de um criador. Há movimento, logo todo ser é movido por outro, como
não se pode ir ao infinito, é preciso o primeiro motor, Deus (prova em tudo
semelhante à de Aristóteles); há causas eficientes que produzem os efeitos em
tudo o que existe, se não houvesse Deus, não haveria efeito algum; para haver
geração e morte, é preciso um ser que não tenha sido gerado, o único necessário
para gerar todos os seres; na natureza há graus de perfeição, o que requer o
mais perfeito de todos, Deus; o universo segue uma ordem inteligente, não
seguiria se não houvesse o ordenador maior.
De algum modo os filósofos
teístas seguem um ou mais argumentos semelhantes, como Descartes que da ideia
de perfeição concluiu pela existência do ser absolutamente perfeito.
E os filósofos ateus?
Há os que consideram
impossível que a razão humana possa conhecer algo que a transcende, como Kant
(que não pode ser considerado ateu), há os que sequer se preocupam com a
questão e os que se declaram ateus.
Entre os últimos se destaca Nietzsche (1844-1900).
A afirmação "Deus está morto" foi tão chocante quanto incompreendida
pelos que divulgam e ensinam filosofia. Para Nietzsche tudo não passa de
elucubração, de invenção humana, até mesmo compreensível se pensarmos na
fraqueza e fragilidade do ser humano. A razão quando filosofa levanta a crucial
questão da causa, do começo e do fim, de como a totalidade do universo veio a
ser. Para Nietzsche não há nada fora do todo, e pensar assim, que não há
necessidade de um espírito superior, liberta. Afirmar o mundo, afirmar a
condição humana, pronunciar-se como um imoralista, quer dizer, para além dos
gastos valores de bem e mal inventados para justificar a fraqueza humana,
requer força, coragem, novos valores para a vida, nova vida com arte,
criatividade, mais uso da intuição e menos daquele tipo de razão apegada à
pergunta pela causa. Quem pergunta, o que responde, quais são os conceitos para
responder? Valores humanos, linguagem humana, cultura humana.
Outro ateu não menos famoso,
Jean-Paul Sartre (1905-1980), parte da existência humana, da apreensão de si
pelo reconhecimento do outro, da liberdade que exige total responsabilidade por
tudo o que somos, pelas escolhas que nos engajam. Delas só se foge por má fé.
Assim, se as pessoas responsabilizarem Deus pela sua situação, fogem de sua
própria escolha, de seus valores e até mesmo da dignidade humana. Ao assumir a
sua condição de existir em meio a outros e sempre em situação, rejeita a moral
dos códigos prontos e se volta para a humanidade, não como um bloco abstrato,
mas enquanto existências concretas.
O que concluir?
Usar a razão, argumentar e
demonstrar são recursos da filosofia que podem levar a um ou a outro caminho.
Seja qual for o caminho, o que encontra Deus ou o que encontra o homem em sua
solidão cósmica, importa o uso que se faz tanto da reflexão como das crenças.
Se para impor, explorar, escravizar, violentar pessoas ou se para libertar,
abrir perspectivas, inspirar, respeitar pessoas.
* INÊS LACERDA ARAÚJO - filósofa, escritora e professora aposentada da UFPR e PUCPR.
* INÊS LACERDA ARAÚJO - filósofa, escritora e professora aposentada da UFPR e PUCPR.
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