Evandro Ferreira* e Foster Brown**
A espécie humana moderna tem apenas 200 mil
anos de existência, um flash na história geológica de 4,57 bilhões de anos do
nosso planeta. Apesar de nossa brevidade, os rastros que temos deixado no
planeta são impressionantes. Mesmo os rudimentares utensílios de pedra usados
para a caça por nossos ancestrais no período Paleolítico fizeram desaparecer
muitas espécies de grandes mamíferos. Nossos tataravôs, provavelmente munidos
de armas feitas de bronze, conseguiram a façanha de extinguir há 1,7 mil anos
os últimos Mamutes do planeta que haviam se refugiado na remota Ilha Wrangel,
no Oceano Ártico, ao norte da Sibéria, quase chegando ao Polo Norte. A façanha
a que nos referimos se deve às dificuldades para chegar, mesmo nos dias atuais,
à referida ilha em meio ao gelo e clima extremo. Nada disso impediu a extinção
dos Mamutes que, ao que tudo indica, só teriam escapado à sanha destruidora dos
humanos se tivessem abandonado o planeta.
Orgulhamo-nos de ter criado a agricultura, as
cidades, a revolução industrial. Mas ao mesmo tempo lançamos dezenas de bombas
nucleares na atmosfera, eliminamos mares interiores, gigantescas áreas
florestais e desertificamos extensas áreas agricultáveis. Se formos honestos,
veremos que fizemos e fazemos de tudo, de bom e de ruim. A agricultura alimenta
a todos, mas ocupa espaço de florestas e outros seres vivos. As cidades oferecem
conforto, segurança e comodidade, mas geram poluição de todo tipo. Em síntese,
o homem aproveitou o clima estável e ameno da época do Holoceno – iniciada 11
mil anos atrás – para se multiplicar e ‘desenvolver’ o planeta. Mas uma crise
ambiental derivada de suas ações está se instalando e parece estar começando a
cobrar um preço: o aquecimento do planeta.
Temos alertado que o aquecimento global tem
causado e causará graves problemas sociais, ambientais e econômicos. Alguns
descrentes teimam – por pura teimosia mesmo, pois não apresentam provas do que
falam – em não acreditar que isso está acontecendo, mesmo com eventos
climáticos extremos repetindo-se com uma frequência nunca vista. Agora mesmo no
Acre, depois de presenciarmos a maior cheia da história de Rio Branco, estamos
testemunhando chuvas praticamente diárias há quase 60 dias. Isso não é normal!
Será que alguma anomalia climática está em gestação? O que teremos nesse verão?
Uma seca como nunca vista? Tudo é possível, até o inimaginável. Afinal, quem poderia
prever que em 2005 e 2010 florestas virgens pegariam fogo no Acre? Esses
eventos são, pelas contas dos mais antigos, absolutamente impensáveis. Mas
aconteceram!
Dá para negar que já estamos vivendo uma
crise ambiental? O bom senso indica que não. Tanto que as nações mundiais tem
se reunido com frequência para resolver questões ligadas à emissão de gases
poluentes, destruição de fontes de água potável, florestas e outros assuntos
relacionados com o meio ambiente planetário. Apesar de nada decidirem, procrastinando
a tomada de decisões importantes para garantir o futuro do planeta, os líderes
globais têm, indiretamente, dado uma grande contribuição à causa ambiental:
visibilidade. Graças a isso, ela é hoje manchete de destaque na imprensa
mundial.
A questão ambiental, que em última instância
poderá se transformar no caminho para a destruição da civilização humana no
planeta, está se tornando uma barreira para a auto realização e a emancipação
individual, bem como a autodeterminação coletiva do homem. As correntes
políticas liberais e socialistas abraçaram as ideias do homem como um ser acima
de tudo, dominador e mestre de tudo e todos, da apropriação de uma terra
generosa, e uma narrativa de liberdade e progresso para todos (embora esses
ideais nunca tenham sido desfrutados por todos).
Mas será que poderemos em breve contemplar um
planeta sem nós?
Uma narrativa crítica do Antropoceno, a idade
geológica que vem sendo forjada pelo homem há cerca de 200 anos, pode nos ligar
ao planeta e seus outros habitantes – todas as coisas e as forças vivas ou não
vivas – de uma forma que nenhuma narrativa progressiva e modernista da
humanidade atual consegue. Enquanto as revoluções desencadeadas pelas ideias de
Copérnico e Darwin erodiam a ideia do homem como o ser supremo do planeta e do
universo, o Antropoceno nos oferece uma lição ainda mais preocupante de
humildade. Ele nos leva a contemplar a possibilidade e o significado do
impensável: uma terra sem humanos.
O Antropoceno nos obriga a repensar as
condições e conceitos do que entendemos ser autonomia humana e progresso.
Precisamos discutir que tipo de autonomia poderia ser a mais adequada para
todos os habitantes do planeta, incluindo na discussão o planeta – e os não
humanos que o habitam – do qual dependemos. Ao invés de nos levar a pensar em
barreiras ecológicas ou limites como uma restrição à liberdade humana, o
Antropoceno nos ajuda a reconhecer que estes fatores limitantes são, na
verdade, os que fornecem as condições para a manutenção da nossa sobrevivência e
liberdades individual e coletiva.
O Antropoceno também fornece uma base para
voltarmos nossa atenção para o hibridismo e a coevolução. Se observarmos o
planeta com a perspectiva de um sistema, não haverá divisão ontológica clara
entre o nacional e o estrangeiro, o humano e o não humano, a natureza e a
cultura, o doméstico e o selvagem, ou o natural e o tecnológico. O hibridismo
demanda uma questão essencialmente política para o debate democrático: como
nós, meros terráqueos humanos, deveremos coevoluir com os outros terráqueos?
Que tipos de práticas tecnológicas e que formas de resistência a práticas
tecnológicas são mais consistentes com a democracia e a ecologia?
Em resumo, a ideia do Antropoceno é uma
garantia de que a crescente crise democrática de responsabilidades na prestação
de contas entre aqueles que geram e/ou se beneficiam dos riscos ecológicos e
aqueles que sofrerão as consequências não ficará oculta. Se nós humanos, que
vivemos e dependemos do planeta para sobreviver, tivermos que convocar todas as
sociedades e tomadores de decisão do planeta para prestarem contas de suas
atitudes, o papel da democracia nessa discussão será mais indispensável do que
nunca.
No entanto, se você leitor acredita que os
líderes globais jamais chegarão a uma decisão consensual e democrática para o
enfrentamento da crise ambiental, então ofereça uma alternativa para que essa
decisão seja tomada e implementada sem que para isso tenhamos que passar a
viver em uma era de autoritarismo político-ambiental. Nós, os autores desse
artigo, confessamos que estamos confusos em razão da inércia e da leniência com
que os problemas ambientais são tratados. Somos pessimistas e nos perguntamos
repetidamente: teremos como escapar desse futuro ambiental e político sombrio?
Imagem: Instituto Humanitas Unisinos
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Para saber mais: recomendamos a leitura do
artigo (em inglês) “Anthropocene raises risks of Earth without democracy and
without us”, de Robyn Eckersley, professor de Ciência Política da Universidade
de Melbourne, Austrália e publicado no site The Conversation.
*Evandro Ferreira é engenheiro agrônomo e
pesquisador do INPA/Parque Zoobotânico da UFAC
**Foster Brown é Pesquisador do Woods Hole,
Docente do Curso de Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais (MEMRN)
da (UFAC. Cientista do Experimento de Grande Escala Biosfera Atmosfera na
Amazônia (LBA), do INCT SERVAMB e do Parque Zoobotânico (PZ) da UFAC. Membro do
Consorcio Madre de Dios e da Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais
do Acre (CEGdRA).
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