Mozart Donizetti Gondim nasceu em Sobral-CE, em
30 de março de 1890, o oitavo filho do casal Raimundo Donizetti Gondim e Ana
Lopes Gondim. No início de 1920, Donizetti segue para o Rio de Janeiro, onde
forma-se maestro. Em seguida, parte para o Amazonas, a convite de seus
irmãos João Donizetti Gondim (então diretor do Teatro Amazonas), Raimundo
Donizetti Gondim Filho (professor de piano e maestro de duas bandas locais) e
Francisco Donizetti Gondim (médico). Em 1928, Donizetti deixa Manaus e muda-se
para Seabra, hoje Tarauacá-AC, onde permanece até início de 1934. Durante este período, o
maestro criou, além da melodia do Hino Acreano, partituras para diversas
melodias, como para o samba carnavalesco “Bestaião!”, de Franzon. Depois de
Tarauacá, o maestro mudou-se para Cruzeiro do Sul, onde cometeu suicídio a 7 de
outubro de 1934.
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Composições de Mozart Donizetti transcritas pelo
músico e compositor acreano Deivid de Menezes, em seu estúdio “Telúrico”, em
Rio Branco-AC.
AMÉLIA (Valsa)
Dedicada aos amigos e compadres Dr. José Potyguara da Frota e Silva e
Amélia Lopes Potyguara.
O TAIFEIRO (Tango-sapeca)
Dedicado a Associação Marítima
Empregados de Câmara,
A coletânea
virtual: “AFLUENTES SONOROS-AMAZÔNIA OCIDENTAL INSTRUMENTAL - 2020” - V.A. (Vários
Artistas), tem como intenção Maior, Organizar e Escoar a produção Musical
Autônoma no campo da Música Instrumental, gerada no Território da Amazônia Ocidental.
01 - “Mercadores da
Natureza” (09: 43)
Arthur José: Baixo
Acústico, Colagens
João Araújo: Violão
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O que nós
chamávamos
“O Mundo Antigo”, é
a rota de comércio, onde, os Europeus tinham que passar para fazer o comércio,
a troca com a Índia e China.
E por ocupar aquela
posição Estratégica, foi sempre desejada, por todas as Super Potências da
Época.
Inclusive muitas
vezes eu digo:
Todas as Super Potências
desde, faz 10.000 anos até o dia de hoje, trataram de ocupar, ou ocuparam a
Palestina, para garantir o comércio, exceto:
- Os Maias
- Astecas
- Quéchuas
- Os Indígenas
deste hemisfério Ocidental.
O Presidente
Médici, inaugurou oficialmente, os trabalhos de construção da Rodovia
Transamazônica.
Instrumento eficaz
de ampliação das fronteiras econômicas do País, uma das obras essenciais do
Programa de Integração Nacional, elaborado pelo atual governo.
A Transamazônica é
um passo imenso, no sentido da Ocupação Racional de uma área, que se
caracteriza por um vazio demográfico, só comparável ao das desoladas regiões polares.
Estas 56
transações, trouxeram para a palestina uma riqueza extraordinária, porque houve
uma mistura de tantas Etnias, de tantas culturas, que trouxe como consequência
que na Palestina, na Terra de Canaã nasce o comércio, nasce o abcedário, que
depois pelos Fenícios e levado a Grécia.
Nesta palestina
também, nasce o Monoteísmo, nasce e se desenvolve o Monoteísmo, que lhe dá uma
riqueza Espiritual,e esta riqueza
Espiritual foi, o que foi usado ao longo destes anos, como motivo, como
pretexto, para invadir e para contestar a Palestina.
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A Obra “Mercadores
da Natureza”, contém fragmentos da faixa “Corrente Indiana do Espaço”, captada
em sessão Musical, em Janeiro de 2020 no decorrer da Disciplina de Verão “Prática
de Conjunto Instrumental II e III”, no curso de Licenciatura em Música da U.F.A.C
Os Fragmentos sonoros
usados como colagens são:
* Solo de Taqsim
por Omar Naqichbendi. ( Extraido do Disco “ Luth Traditionnel en Syrie”,
Arabesques 5) 1974.
* A fala de Ibrahim
Alzeben, embaixador da Palestina no Brasil foi captada no dia 25 de setembro de
2018 no Teatro Universitário (Universidade Federal do Acre), durante sua
participação no Seminário “Direito Internacional e a Resolução 181 da ONU: como
promover uma resolução pacífica do conflito em Israel e Palestina?” promovido
pelo Departamento de Direito UFAC.
* Trecho do
Documentário “A Transamazônica” realizado pela Agência Nacional.1970
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“Semapráticadeautomutilaçãodoagir,comoabriraschavesdocativeiro,que mantém vigiada a liberdade através dos
sistemas dominantes de significação?Podeosubalternotocar?Comoevidenciarumagirsonoro,queestáfundamentado em realidades extramusicais?
Como dialogar sonoramente em conjunto,semqueavozdomeuinstrumentosilencieodireitodeexpressão do outro – o mesmo outro que figura como um nutriente
indispensável namanutençãodofluxosonoro,fornecendoenergiaaoorganismodeação manifestadodeformaintuitiva,visandooimprovável,praticandosintonias,ressonânciaedissonâncias,capazderefletirnofazermusicaldecadaum,asoma das frentes de ação sonora,
fundamentadas na união pela semelhança, ao invés da separação pela diferença?”
Música experimental,técnicasestendidasepráticascriativascomo ferramentas
decoloniais: um relato de várias torções e tensões.
Messina, Marcello,
Carlos Mario Gómez Mejía, Leonardo Vieira Feichas, Carlos Eduardo da Silva, e Arthur
José de Souza Martins. In PROA: RevistA de AntROPOlOgiA e ARte | UnicAmP| 10 (1) | P. 101 - 121 |JAn - JUn | 2020.:https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index....