sábado, 23 de abril de 2022

TARAUACÁ: Zenaide Parteira

Maria Zenaide de Souza Carvalho, a Zenaide Parteira, nasceu em Tarauacá-AC, neta de indígena Ashaninka. Viveu muitos anos em Marechal Thaumaturgo-AC. Vítima de violência sexual, mudou-se para Rio Branco-AC. Em seus 40 anos como parteira pelo interior do Acre, Maria Zenaide fez 306 partos. Em 2021, com a produção do grande Alexandre Anselmo, Zenaide lançou o primeiro CD, intitulado “Mulher vagalume”. Ela possui mais de quinhentas composições.

sexta-feira, 22 de abril de 2022

DANILO DE S'ACRE: vernissage e lançamento de livro hoje no Memorial dos Autonomistas

Acontece, nesta sexta-feira, às 18h, no Memorial dos Autonomistas, em Rio Branco-AC, a vernissage e o lançamento do livro “Vestígios inversos” (editora Nepan, 2022), do artista visual acreano Danilo de S’Acre, projeto aprovado pela lei Aldir Blanc.

“Vestígios inversos” é a terceira obra poética de Danilo de S’Acre nestes últimos três anos. Em 2020, publicou “Estilhaços”, também pela editora acreana Nepan; e, em 2021, “Fractais: abstrações poéticas em imagens diluídas”.

Danilo de S’Acre nasceu em Rio Branco-AC, no ano de 1958. Desde 1974 passou a atuar nas artes visuais. Nestas quase cinco décadas de atuação, o artista acumulou uma vasta experiência materializada em exposições e pesquisas de visualidades, entre as quais, a pintura, o desenho, a performance, a fotografia, a poesia e os filmes experimentais.

‘Vestígios inversos” é um dos livros mais belos produzido nesses últimos anos no Acre. Segue, de certa forma, os vestígios de suas obras anteriores, ao mesmo tempo, que está muito além. A capa é primorosa, o que é uma verdade para toda a obra em si. São 131 poemas e 20 poemas-desenhos. Arrisco a dizer que é o clássico, até o momento presente, de Danilo de S’Acre.

Danilo de S’Acre que é hoje uma das vozes mais consolidadas do cenário artístico acreano. Sua obra singular, vanguardista e inquietante, revela um artista que dialoga constantemente com o tempo. Daí decorre, talvez, a pujança e a fertilidade de seu trabalho, marcante e imprescindível no Acre em que vive.

segunda-feira, 18 de abril de 2022

MUNDURUCÂNIA: poemas de Homero de Miranda Leão


MUNDURUCÂNIA 


Mundurucânia é a minha Terra. um dia

um povo altivo, de alma resoluta,

lança um brado de angústia e rebeldia

e marcha decidido para a luta...

 

Sua voz guerreira o grande vale escuta,

e eis que em breve história preludia;

e a brava gente, destemida e arguta,

para sempre a injustiça destruía...

 

Louvo-te, minha Terra, nestes versos

por onde, entre emoções, andam dispersos

meus sentimentos... Estes versos são

 

Alguma cousa do teu solo. O traço

que junta, pelo tempo e pelo espaço,

o meu ao teu vibrante coração! p. 47

 

 

O GUARANÁ

 

Cerêçáporanga

era a mais bela

da taba dos “Maués”...

Por isso aquela

afeição dos selvagens

que a resguardavam

muito mais que às suas irmãos...

 

Eis que surge, no entanto, em seu caminho

um índio viril

e, de pronto,

violenta paixão

lhe irrompe

no coração...

 

Resistência tenaz

foi-lhe, porém, oposta

a essa união!...

 

Mas, Cerêçáporanga,

insubmissa,

resiste à opressão...

Foge, com o bem amado!...

 

A tribo se levanta!...

Tambores vibram!

Índios, afoitos, percorrem

a selva

de flecha

à mão...

É s caça ao sedutor!...

 

Mas... ante o espanto dos “Maués”,

do bando ante o torpor,

ao pé de velha árvore,

fulminados

por um raio certeiro,

dormiam, para sempre,

os dois enamorados...

 

E dos olhos de Cerêçáporanga,

tempos depois,

no solo verdejante

nascia o Guaraná...

 

E de seu amor verdadeiro

– amor desfeito pela sorte má –

ficou esta lenda comovida,

que diz do amor e da vida

dos “Maués”... p. 49-50

 

 

AJURICABA

 

Altivo e crepitante, indômito valente

sentindo dentro d’alma um resplendor de sóis,

tu foste a própria vida deste sangue ardente

que ilumina e fecunda esta raça de heróis...

 

cortando com nobreza a audácia do invasor

que tentava levar o teu irmão, jamais

voltaste sem trazer em tua fronte o fulgor

das conquistas febris, das conquistas reais...

 

Abatido, afinal, depois de luta insana

eis que reprimes ainda a cruel e tirana

mão que te ousa deter em amarga atrocidade...

 

E atirando-se ao rio – ampla baía revolta

sumiu-se a tua figura luminosa envolta

na martirização sem fim da LIBERDADE!... p. 53

 

 

CATEDRAL DOS MEUS SONHOS

 

A André Araújo – grande pelo

pensamento e pelo coração

 

Na catedral magoada dos meus sonhos

vibram, chorando, os sinos da saudade...

Longe se vão os cânticos risonhos

das límpidas manhãs de alacridade...

 

Hoje, gemendo dentro a soledade

rezam o rosário da melancolia

E, como outrora, no festim da tarde

não mais arpejam em notas de poesia...

 

E oh! Catedral dos sonhos meus doirados

que iluminaste o meu cantar de moço

entre o esplendor de líricos noivados,

 

Como estás triste, como estás dorida!

Não mais em ti o íntimo alvoroço

dos teus cantos de amor na minha vida. p. 58

 

 

MEU CANTO

 

(Ao acadêmico Pe. R. Nonato Pinheiro,

fulgor das letras Amazônicas)

 

Eu faço versos como quem respira!

Da sístole e diástole da vida

minh’alma inquieta e sôfrega retira

a palavra no tempo prometida...

 

Plúmbleo que seja o céu ou de safira

eu me deslumbro, irmão, e sobre a terra

lanço meu canto em cuja voz se encerra

a pureza do sonho em que delira...

 

Olho os lírios do campo, olho as estrelas,

as rosas dos jardins que pra colhê-las

antes me curvo em genuflexão...

 

Meus versos falam pelas cicatrizes

das dores mudas, pelos infelizes

que têm fome de amor, de luz e pão!... p. 114

 

 

VITAE

 

Nós morremos, irmão, a cada instante!

E a cada instante há uma ressurreição.

Se temos hoje u’a hora de diamante

teremos o amanhã só de aflição...

 

E em meio desse amor e transição

pensamos nos mais rútilos castelos.

Sonhos atormentados, sonhos belos

erguendo e derrubando o coração!...

 

E nessa mutação pelo destino

imposto, nossas vidas vão correndo,

ora em paz, ora em triste desatino...

 

Há sempre em nós uma ilusão querida!

Mas por ela também vamos morrendo

num sabor de chegada e de partida... p. 162

 

 

LEÃO, Homero de Miranda. Mundurucânia: poemas. 2ª ed. Fortaleza: Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará, 1988.

Homero de Miranda Leão. 
Arquivo da família


Homero de Miranda Leão, poeta e político amazonense. Nasceu em Maués-AM, em 01 de janeiro de 1913, filho de Manuel José de Miranda Leão e Eponina Martins de Miranda Leão, casou-se com a Sra. Letícia Faraco de Miranda Leão com quem teve seis filhos. Faleceu em Manaus, em 08 de agosto de 1987. A primeira edição de “Mundurucânia” saiu em 1960, pela Sérgio Cardoso Editores.


quarta-feira, 13 de abril de 2022

PORTAIS: poemas de Moacir Andrade

MANSA PROCURA

Para meu irmão Eurico Alves

 

Vejo a folha cair como uma sombra

e o silêncio inventar seu canto triste

na flauta abstrata desta tarde.

Corcéis de sons e cores transmutando

a insânia azul que roça a minha imagem

como um toque de líquida penumbra.

Assim me vejo – gestos transparentes

mansa procura gotejando esperas

nesse calmo sussurro de visagens

que se inquilinam frios e mansos nos meus ossos.

Essa torpe visão me acena

é um absurdo Fantasma de pranto extravasado

como o impossível gesto de uma estátua.

Mesmo assim eu caminho, lentamente,

sobre este chão de líquidas lembranças

de inconcebíveis expectativas. p. 32

 

 

PEIXE-PÃO

Para a grandeza espiritual e humanista de Roberto Tadros

 

As escamas pulam como estrelas

sob o gume da faca afiada

despertando o cheiro de pitiú

do jaraqui agora véspera

do caldo verde e grosso, com chicórias

pimenta-murupi e cheiro-verde.

O peixe se despe de sua roupa de malhas:

ticado, em postas, participa

do prato com farinha, coentro e cebolinha.

Pão do rio, pão do pobre,

bailarino aquático, sempre pronto

à armadilha de um anzol ou

ao abraço de uma rede de pescador marupiara,

Não mais as algas verde-escuras

dos igapós, nem os pulos acrobáticos

acordando astros no rio Solimões,

nem os repiquetes enchendo de ventos frios,

ou chuvas hibernais tecendo véus de sons e sonhos

no palco de uma mesa – o peixe brilha sob os olhos

e a fome.

Fora da vida é vida, é mesa farta. p. 37

 

 

BARCOS – I

Para Nilton Lins

 

Estes meus barcos são visões fantásticas

desfilando distâncias e horizontes;

com dorso inflado de mistério e sonhos,

como teatro mundos flutuando,

constroem malabarismos de ilusões.

Universo marítimo de rumos,

errantes naus que o vento acaricia,

entranhas vivas de horas e emoções,

imorredouro painel de pátrias.

Nômade altar, divino excalibur,

estrela solitária em mar pousada.

Oh! Albatroz de asas decepadas

sobre o mar a vida confinando.

Teu lar é longe, é a líquida miragem

e a superfície do mar te amparando.

Gaivota dos mares de martírio e medo,

teus marujos, intrépidos guerreiros

se confundem contigo no teu fado,

no bojo de ouro das manhãs e ocasos

como canções de quilhas navegando.

Benditos barcos de prata dos luares,

do fogo-de-santelmo de alvoradas,

dos pescadores de velas retesadas,

dos remadores de matas afogadas

e de segredos em sonhos embalados.

Barcos da Amazônia agigantada,

dos rios, lagos, paranás e furos,

barcos heróis de históricas memórias,

construtores de pátrias e de povos,

de longas travessias malogradas,

de partidas e esperas desejadas,

de lendas mil em almas divulgadas.

Barcos veleiros dos descobridores,

naufragados barcos em noites ancorados,

barcos fantasmas nos mitos povoados,

nas bocas e corações ressuscitados

e em saudades eternas relembrados.

Eu te bendigo, barco navegante,

irmão da solidão do espaço infindo.

Bendigo teus mastros apontando os céus

como orações materializadas.

Bendigo o leme, irmão do teu destino,

todos os portos onde tens andado.

Bendigo as partidas e as chegadas.

Bendigo o teu convés, um livro aberto

de heroicas e lendárias descobertas,

registro inapelável de mistérios.

Todo o teu corpo é um abraço terno,

hinário sacrossanto de canções,

magnetismo de imaginação.

No teu longo apito há um grave apelo

e a leve sensação de um nunca mais.

Ninho de amor por homens tripulado,

nave de destinos desiguais

tatuando no líquido caminho

a imagem de saudade do teu cais. p. 42-43

 

 

BARCOS – II

 

Nesta noite

várias figuras e barcos me deslizam

sem ruído sem cor e sem murmúrios

como flocos de nuvens esculpindo

um teatro de lendas e canções sem vozes.

Nesta noite

me voltam, compassadas de ternura,

visagens frias

no reencontro de apenas um veleiro

– navegantes do ontem inesquecível

onde me encontro em restos de outrora

veladas confissões de estrelas e manhãs.

Nesta noite

não sei se ouço, sinto ou mesmo sonho,

só sei que em sentimento me proponho

velar no meu silêncio estas visões.

E vejo e sinto e ouço e paro

no limiar do eu e o nada,

porque o menino há muito já se foi

e no rio Solimões, que a sede aplaca,

eu vejo a infância em transe retornando

com seu filão de ouro e de venturas.

E no voo silente dos meus versos.

a embalsamada infância se refaz

como cristais de orvalhos das manhãs.

Beiradão do rio Solimões. p. 44

 

 

OUTONO

Para a menina de ontem Maria Elba dos Santos

 

Uma folha, outra folha,

e no espaço desprendidas, açoitadas pela brisa,

rodopiam em acenos de saudade – as folhas mortas.

As folhas que foram sombras de conforto e de alento,

as folhas, que foram abóbadas de sonho e, agora,

amarelecidas e soltas,

são pontos vagabundos de saudade.

Folhas mortas, folhas fugidias,

multidão de folhas esquecidas.

Como as folhas que o outono impiedosamente abate,

o meu coração é um pedaço da ilusão que míngua,

cada vez que as folhas se cobrem de orvalhos.

Árvore desnuda, não chores as tuas folhas idas.

Outras folhas virão,

te cobrirão de milhões de folhas, verdejantes,

farfalhantes, buliçosas, primaveris.

E o meu coração que não tem folhas

chora a saudade das folhas que não vêm. p. 84

 

 

ANDRADE, Moacir. Portais. Manaus: Editora Valer, 2008.

 

Moacir Andrade. Foto: Robervaldo Rocha

Moacir Couto de Andrade nasceu em Manaus-AM, em 17 de março de 1927, onde também faleceu, em 27 de julho de 2016. Artista plástico, desenhista, escritor e poeta. Em 9 de abril de 1952 realizou a sua primeira mostra individual, no peristilo da Escola Técnica Federal do Amazonas. Foi também professor de Educação Artística na antiga Universidade do Amazonas (UA), Escola Técnica Federal, Colégio Estadual e no Colégio Militar. Um dos fundadores do Clube da Madrugada, em 1954. Pertenceu, ainda, à Academia Amazonense de Letras. Escreveu os livros: Alguns Aspectos da Antropologia Cultural do Amazonas (1978); Amazônia: a Esfinge do Terceiro Milênio (1981); Manaus: Monumentos, Hábitos e Costumes (1982); Tipos e Utilidades dos Veículos de Transportes Fluviais do Amazonas (1983); Manaus: Ruas, Fachadas e Varandas (1985); Nheengaré: ou Poranduba dos Dabacuris (1985); Pratos, Lendas, Estórias e Superstição de alguns Peixes do Amazonas: Folclore do Peixe do Amazonas (1988); Moacir Andrade (autobiográfico, 1992); Antologia  Biográfica  de  Personalidades Ilustres do Amazonas (1995); Colégio Santa Dorotéia: 1910 a 1995 (1995); 100 Anos de Arquitetura (1996); Acontecimentos  de  um  Amazonas  de Ontem (2006); Portais (poesia, 2008); Vida e Obra: 66 anos de História e Paixão pelas Artes Plásticas (2008); Segredo dos Silêncios: Cantigas de Ninar e Roda (2012); Histórias, costumes e tragédias dos barcos do Amazonas (2012); Desenhos: Memória e Testemunho (2012); Inventário dos Sonhos (poesia, 2014).

terça-feira, 12 de abril de 2022

DIEGO MENDES SOUSA: dois poemas de Rosa numinosa (2022)

GESTA DO PANTEMPO

 

“Quero é perder-me no mundo
Para fugir do mundo.”
Augusto Frederico Schmidt

 

No fundo,
é tédio.
O desespero
como companheiro,
a tarde desata
os seus tons
de róseo
e cinza.

 

Morre
dentro de mim,
o velho poeta passadista,
que padece
da dor
dos precipícios amargos
e demasiadamente
violentos.

 

A vertigem
do tempo
é uma
sombra
paralítica
a rir dos frágeis
gestos
da testemunha
irrevelada.

 

Trago nos olhos,
a tristeza
das voragens,
uma certa melancolia
acesa,
travada
nos arreios adormecidos
da infância,
que ultrapassa
a existência,
por ser repositório
de saudades
e eternidades
infindas.

 

O sonho
é uma bile negra,
o rastro das descobertas
sem propósitos aparentes.

 

Digo muito
das telhas
despencadas,
dos mistérios
que dormem
nos anseios
dos pássaros
insulares.

Comovo-me
com palavras felizes:
girassol, campo, andorinha,
céu, riacho, relva,
cavalo, boi, arado…
E mais alguma
procela
de pantempo
que move
o presságio.

 

O corcel
do universo
é amarelo
e vagueia
em seu abismo
de imagens.

 

O que tenho?

 

Miro a fonte
dos segredos.

 

A poesia é fuga…
Um partir desorientado
a seguir o rumo
do desencontro…

 

Correm fantasmas
nas noites
que clareiam
a alma

pé ante pé

na arribação
do cosmos
na agonia
que transcende
as velas
espantadas
do passado…

 

Cruzeiro do Sul (AC), Amazônia, 05 de abril de 2020.

 

 

ISOLAMENTO

 

“vamos dar vazão a toda essa dor,
porque se o fizermos juntos,
poderemos suportá-la.”

Concita de Gregorio

 

palavra nenhuma
suporta
a dor da solidão.

 

declaro o nome
dos meus mortos
no tempo
e trago para mim
a sílaba etérea
dos seus sonhos.

 

isolo os cravos
no crepúsculo,
porque sei
da porta
escura
da hora
seguinte.

 

só morrerei
na noite
em que estacado,
o meu coração
desistir de mim.

 

não posso
coexistir
mitigado
e desprovido
de amor.

 

quem poderá?

quem sobreviverá
ao fogo solitário
da vida
que preserva
o mistério
e a ironia
do não ser?

 

à distância,
prego o que sofro,
já que
no sofrimento
posso alegrar
o meu próprio fim.

 

ao norte do mar
da minha vida,
longe das areias
que perfuraram
os meus pés,
choro às escondidas.

 

poeta, pretérito do futuro,
o futuro no passado largo,
quem poderá
unir a alma
aos sussurros inaudíveis
do tempo?

 

quem poderá
escutar a beleza de um poema
quando tudo
for escuridão?

 

quem ainda terá rosto
para exprimir o atônito
negrume de uma
desesperança?

 

 

Cruzeiro do Sul (AC), Amazônia, 31 de março de 2020.

 

 

Poemas extraídos do livro Rosa numinosa (2022), de Diego Mendes Sousa.

Diego Mendes Sousa é natural de Parnaíba, no litoral do Piauí. Poeta, jornalista, advogado, indigenista, com atuação em Cruzeiro do Sul, vale do Juruá, Acre. É autor de Divagações (2006); Metafísica do Encanto (2008); 50 Poemas Escolhidos pelo Autor (2010); Fogo de Alabastro (2011); Candelabro de Álamo (2012); Alma Litorânea (2014); Coração Costeiro (2016); O Viajor de Altaíba (2019); Gravidade das Xananas (2019); Tinteiros da Casa e do Coração Desertos (2019); Velas Náufragas (2019); Fanais dos Verdes Luzeiros (2019) e Rosa Numinosa (2022).

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terça-feira, 5 de abril de 2022

TRÊS POEMAS DE MÁRCIO COSTA

CAVALOS SONÂMBULOS I

 

Cavalos nos sonhos,

sonâmbulos, adeptos.

Galopes continuados,

sons de aspectos

cinematográficos.

Glóbulos gigantes,

animalescos, de esguelha.

Uma procura silenciosa,

esconder-se, esquivar-se

sem teto, entregue.

Uma ruptura de som

de soluço, às três

da manhã, um corpo

macio e sem flor.

Jornada mortificada,

dentro do cérebro,

pisada macia e sons

de passos em folhas

secas. Cavalos

sonâmbulos, interstício

provisório de carbono

em matéria mínima,

decompondo-se

com o tempo.

Prolongando-se

com os sonhos.

 

 

ERROS

 

Durante a noite o poeta

comete pequenos erros de criação.

Por vezes peguei-me

jogando cartas e poemas amassados

quando deveria guardá-los arquivados.

Outras peguei-me

entre relatos e vozes usadas

quando deveria estar

entre corpos e olhos

de mulheres de verdade.

Na última, a mais grave, peguei-me

com corda e trave na mão

para morrer enforcado

quando deveria ter encontrado

o caos abismo do meu silêncio

e me precipitado.

 

 

ANTÍDOTO

 

Preocupado com o salto

no abismo

condicionei alguns preparativos

ao inesperado.

 

Nada de suicídios antes de dormir.

 

Nada de expectativas ao acordar.

 

Evite fragmentos de qualquer espécie.

 

Não encare olhos que pareçam excessivamente trêmulos e profundos.

 

Se dizer palavras

as diga de esguelha.

 

Se enfrentar a multidão

pessoas podem ferir quando feridas

 

e o amor pode não existir

quando parecer mais vivo.

 

COSTA, Márcio. Cavalos sonâmbulos. São Paulo: Fábrica de cânones, 2021. p. 18, 30 e 51

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Márcio Costa é poeta acreano, natural de Sena Madureira, mas residente em Rio Branco-AC. Advogado e sociólogo, formado pela Universidade Federal do Acre. Iniciou na poesia com o livro “Deserto provisório” (Edufac, 2008).

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