quinta-feira, 26 de setembro de 2024

INQUIETAÇÃO DE UM FETO: Adrino Aragão

 

Inquietação de um feto, livro de contos de Adrino Aragão, publicado em 1976, pela Casa Editora Madrugada. Adrino é manauara, nascido em 1936, integrante do Clube da Madrugada, e é considerado uma das grandes referências do miniconto no Brasil.

 

                                           ֎

 

inquietação de um feto

 

enfiou a mão na placenta e rompeu o cordão umbilical. o ar invadindo os pulmões se antepôs ao riso. apanhou a bússola, confirmou o roteiro da viagem ao planeta nunca explorado. sinto-me ridículo na roupa de astronauta mas pouco importa, já que eles me aclamam triunfalmente. na estação espero o trem que não chega porque nunca existiu. o importante é ir. por isso espero. cansaço. me liberto dos braços, pernas, intestinos, rins, coração e tudo mais:apenas a cabeça se mantém na posição anterior. flutuo como um balão. o menino passa batendo tambor. penso montar no cabo de vassoura e sair cavalgando pelo mundo. desisto. os bichos se escondem nas frutas. os galhos das árvores estão apodrecidos e os pássaros não cantam mais. no pico da montanha a águia faz o ninho. não sinto mais nem sede nem fome. não preciso me levantar. estou. sem braços. sem pernas. estou. a noção do tempo inexiste para mim. arranco os ponteiros do relógio. nem dia nem noite. vácuo. como nas sagradas escrituras. espero. desta vez, com os braços, pernas, rins, intestinos, coração e tudo mais. o vento açoita as árvores e logo cairão os frutos. o menino volta a passar, agora chorando porque o balão espocou. estalo os dedos e o menino sorri com outro balão que me sai das mãos. descubro em mim poderes mágicos nunca antes revelados. sorrio, eu que julgava não saber sorrir. decido. retorno à placenta e desta vez vou aguardar pacientemente os nove meses.

 

FREITAS, Adrino Aragão de. Inquietação de um feto. Manaus: Casa Editora Madrugada, 1976. p. 31-34

Nenhum comentário: