sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O ESTRANGEIRO

Albert Camus


Meursault é a personagem protagonista do romance O Estrangeiro (1942) de Albert Camus, Nobel de Literatura de 1957. Meursult é um homem indiferente a todas as normas sociais, impermeável a todos os valores morais. Condenado por matar dois árabes numa praia, tudo que declara para justificativa de seu ato injustificável é que o fez “por causa do sol”. Dizer mais do que isso, tenta defender-se, significaria acatar as regras de um jogo que ele recusa.
Selecionei um dos trechos do livro, em que Meursault, na prisão, narra o seguinte fato...


Entre a enxerga e as tábuas da cama, eu encontrara, com efeito, um velho bocado de jornal, amarelecido e transparente, quase colado ao pano. Relatava um acontecimento cujo início faltava, mas que devia ter sucedido na Tchecoslováquia. Um homem partira de uma aldeia para fazer fortuna. Ao fim de vinte e cinco anos, rico, regressara casado e com um filho. A mãe dele, juntamente com a irmã, tinha uma estalagem na aldeia. Para lhes fazer uma surpresa, deixara a mulher e o filho noutra estalagem e fora visitar a mãe, que não o reconheceu. Por brincadeira, tivera a idéia de se instalar num quarto como hóspede. Mostrara o dinheiro que trazia. De noite, a mãe e a irmã tinham-no assassinado a martelada e atirado o corpo ao rio. No dia seguinte de manhã, a mulher do desgraçado viera à estalagem e revelara, sem saber, a identidade do viajante. A mãe enforcara-se. A irmã atirara-se num poço. Devo ter lido esta história milhares de vezes. Por um lado, era inverossímil. Por outro lado, era natural. De todos os modos, achava que o viajante merecera até certo ponto a sua sorte e que nunca se deve brincar com estas coisas. (p. 247-248)

---

CAMUS, Albert. Estado de Sítio / O Estrangeiro. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

2 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Isaac
Muito interessante e questionador o trecho que escolhestes. arrepiei.
Abração

Belle disse...

Que saudadeeee! Seu blog está lindo como nunca antes! Lerei cada palavra assim que passarem as eleições (tenho trabalhado muitoooooo). Bjo querido! Parabéns! Salve salve