Compositora acreana
nascida no município de Mâncio Lima, extremo ocidental do Acre e do Brasil. Seu
pai conviveu por décadas com os índios Papavô, etnia dada como desaparecida e
que era temida pelos genocidas a mando dos seringalistas. Cresceu aprendendo sobre
as culturas indígenas do Juruá e participando das manifestações de Reisado,
Marujada, Pastoril entre outras.
Com
20 anos de idade mudou-se para Rio Branco, onde por décadas foi pioneira nas
produções artísticas tanto de sua obra musical quanto de parceiros como Helio
Melo, Da Costa, Pedro Sabiá, Monteirinho, Maestro Sandoval, João do Bandolim e
outros. Realizava eventos musicais com objetivo de caridade, no hospital
psiquiátrico, colônias de hansenianos, orfanatos, atuou em escolas, compositora
de mais de 4000 canções, dezenas de peças de teatro e artes híbridas autorais
em forma de folguedo.
Na
década de 1990 desenvolveu forte intercambio com o meio musical do Porto
Alegre, RS, produzindo alguns álbuns e shows em parceria com Mary Terezinha,
Teixeirinha Filho, e integrando Monteirinho e João do Bandolim com Renato
Borghetti e Plauto Cruz.
Este
álbum foi gravado no estúdio JRC em Porto Alegre, RS, foi co arranjado entre
músicos acreanos e gaúchos, resultando nessa obra prima com as composições de
Francis Nunes. Mesmo com alguns ritmos desconhecidos pelos sulistas, o
resultado consegue demonstrar parte da linguagem da musica do Acre, e podemos
desfrutar de uma boa mixagem feita para o vinil.
Sua
música une poética e critica social sob o olhar da floresta, dos colonos e dos
indígenas.
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