sábado, 20 de março de 2021

LEILA MÍCCOLIS: alguns poemas

Leila Míccolis, poeta, ensaísta, romancista, contista, roteirista de cinema e televisão, dramaturga. Leila integrou a geração da poesia dos anos 70, da geração do mimeógrafo, da contestação e das lutas, que deu aos Brasil grandes poetas. Leila acumula mais de 50 anos de poesia, desde 1965, quando publicou Gaveta da solidão. Considerada umas das primeiras poetas feministas, em 2013, pela editora Annablume, saiu “Desfamiliares: poesia completa de Leila Míccolis, 1965-2012”. Os poemas abaixo foram retirados dos livros Mercado de Escravas (Rio de Janeiro, Achimé/Trote, 1984), em coautoria com Glória Perez; e De 4 (São Paulo, Edicon, 1990), também com Glória Perez, além de Marçal Aquino e Ona Gaia.  


Do livro MERCADO DE ESCRAVAS (1984)

 

ponto de vista

 

Eu não tenho vergonha

de dizer palavrões,

de sentir secreções

(vaginais ou anais).

As mentiras usuais

que nos fodem sutilmente

essas sim são imorais,

essas sim são indecentes. p. 56

 

guerra fria

 

Sou mulher: minha trincheira

é de pó

e aspira dor.

O meu campo de batalha

e também minha mortalha

é dentro da minha casa

a fazer balas (de açúcar),

e a tratar dos ferimentos

dos filhos que caem no chão.

Fogo e facas, uso apenas

pra cozinhar minhas penas.

É inofensivo o arsenal

que utilizo, a ponto tal

que o meu tanque (de cimento)

arma que nunca enferruja

é feito de roupas sujas. p. 60

 

alvos

 

Se saio com quatro pedras na mão

me chamam de doida.

Eu sorrio e os apedrejo,

para aprenderem

que as loucas têm perfeita pontaria. p. 64

 

desgraça pouca é bobagem...

 

Minha mãe se preocupava

quando bem tarde eu voltava

sem saber com quem eu andava;

agora que estou casada

e não saio mais de casa,

dias e dias trancada,

entediada, amolada,

ela está mais sossegada... p. 74

 

preconceito

 

Quando Aída Curi foi currada,

estuprada,

violada,

morta por três homens

ouvi gente puritana

dizer ainda: – “Bem feito!,

quem mandou ser leviana?”... p. 80

 

santo remédio

 

Eu já tinha quinze anos

e nada de menstruar.

Foi então que mãe me disse:

– “uma mocinha direita

prum bom partido arranjar,

tem de aprender a lavar,

passar, coser, cozinhar,

falar baixo, ser discreta,

sem emoções demonstrar,

senão os homens abusam

depois não querem casar

e ainda fazem fedelhos...”

Após seus sábios conselhos

eu comecei a sangrar. p. 85

 

missão cumprida

 

Você conseguiu tudo na vida:

uma grande barriga

bem alimentada,

uma amante infiel

uma esposa comportada

carro do ano

filhos rebeldes ao teu jugo tirano

casa própria, emprego com crachá

um sítio em Visconde de Mauá

um ufanista amor pelo país

tudo como manda o figurino

(de Paris).

E morrerás, cumprindo a sua parte,

de tensão ou de enfarte,

de repente,

sem ao menos de longe perceber

que podia ter sido diferente. p. 94

 

do livro De 4 (1990)

 

TENTATIVA DE SUICÍDIO

 

Foi ao toalete

e cortou os sonhos,

a gilete. p. 45

 

MARÉ ALTA

 

O bar entrou pelo mar

e se pôs a navegar. p. 46

 

POSIÇÃO

 

Injustiça e veneno

é dizer que só me deito sobre os louros

Também sob os morenos... p. 47

 

EXERCÍCIO

 

Atrito palavras.

Poesia pra mim

é f(r)icção. p. 54

 

PÁREO DURO

 

Às vezes

entre o amar e o querer,

a distância é de um corpo. p. 55

 

PLANOS CRUZADOS

 

“Tudo congelado”

– se decreta.

E penso: menos o poeta. p. 70

 

AQUÉM DA IMAGINAÇÃO

 

Num viver tão dicotômico

o ser humano que é cósmico,

tornou-se cômico. p. 70

 

Do livro POESIA JOVEM ANOS 70 (São Paulo, Abril Educação, 1982)

 

Estabilidade

 

Vivemos como casal:

você trabalha demais,

me sustenta,

proíbe isso e aquilo,

exige a casa arrumada,

quer almoço à uma hora,

o jantar às sete e meia,

sobremesas variadas...

 

com teus caprichos concordo

e por vingança, te engordo. p. 98

3 comentários:

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

COMO SEMPRE, VC FEZ UMA BOA ANTOLOGIA DE POEMAS

Silvia Regina disse...

Maravilha! Curtos, objetivos, sonoros, ora cruentos... desvelam a realidade. Honestos.

Letras Notívagas disse...

Que poetisa excelente, eu não conhecia. Ela é carioca? E foi amiga da Glória Perez, né? Conte mais sobre ela.