terça-feira, 16 de novembro de 2010

SIMONE BICHARA, O BELO E A EXISTÊNCIA

Isaac Melo


Alles Leben Leiden ist – toda vida é sofrimento – afirmava o filósofo alemão Schopenhauer, pensamento relevante para a composição de sua filosofia do belo. Mas, para o filósofo, há um momento privilegiado, iluminado e redentor, em que consideramos a essência das coisas, deixando de lado o sofrer. É o momento da contemplação estética da Idéia, do belo. Se a Vontade se afirma na natureza por motivações fenomênicas e ilusórias, eis subitamente a possibilidade de instalação, na consciência, de uma outra visão, outra perspectiva, isto é, de vivenciarmos outro estado diferente do cotidiano. O belo pode apresentar-se a qualquer instante, basta haver ocasião favorável, pois o que possibilita o estado estético é uma “ocasião externa” ou uma “disposição interna”. Quando menos esperamos, somos surpreendidos e eis a beleza!

As palavras anteriores organizei-as, a partir de um livro de um dos maiores conhecedores do pensamento schopenhaueriano, Jair Barboza, a quem tive a o privilégio de ser aluno. Palavras recolhidas para falar de uma acreana, artista plástica, criadora de belezas.

Simone Bichara surpreende com sua arte. Em suas pinturas e mosaicos somos acometidos por aquele torpor que toda verdadeira arte deve provocar naqueles que a contemplam: o deslumbramento, o transcender. A arte como exploradora da existência humana, ajuda-a também a desvelá-la. Para Schopenhauer, temos a beleza quando nos libertamos, por instantes, do estado existencial doloroso, e assim nos perdemos por inteiro na luminosidade da beleza. Difícil pensar diferente quando se observa as mandalas da artista riobranquense.

Nas mandalas encontram-se nacos da alma de Simone Bichara. Mandala (da palavra sânscrita मण्डल) dentre o seu universo simbólico pode ser compreendida como a representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. Dito com as palavras da artista acreana: “as mandalas servem como um mapa da realidade interior que orienta e sustenta o desenvolvimento psicológico daqueles que desejam progredir na consciência espiritual. É um poderoso instrumento visual que provoca visões, concentração e meditação. São formas, portanto, que representam unidade, organização e harmonia”.

Conhecedora de sua arte não se satisfez apenas com a bagagem intelectual que adquiriu, História (UNB) e Holismo (Fundação Cidade da Paz/Bsb). Foi aos recônditos da alma acreana, à floresta, à convivência com indígenas, seringueiros e ribeirinhos, descobrindo dentro da floresta as cores e as formas mágicas e curadoras que emanam das matas. Fato que, se não agregou mais valor ao seu trabalho, com certeza, mais autencidade.

De Simone e sua arte não falo como entendedor, me falta competência para tal, mas antes como admirador intrépido de nossas belezas, sejam elas artísticas, culturais, naturais ou humanas, desde que nos ajudem a sair da caverna escura da ignorância de nossa própria existência.

---   -   ---

Minhas mandalas são janelas e portas para o meu interior
São os jardins que plantei
As flores que consegui colher
São os amores que não vivi
E os poucos que tive.
São meus momentos de solidão
A dor expressada em cores e formas,
Meu meio de sobreviver
É meu amor pelo mundo
Minha devoção a Deus
E a tudo que é sagrado,
Minhas mandalas, bênçãos da minha floresta,
Trazem a cura para minha alma viajante, buscadora.
Ilusões, sonhos e esperanças,
Minha criança alegre, minha velha sábia,
Mandalas amigas, confidentes, terapeutas e guardiães
Sabem tudo de mim, de mim, dizem tudo!
Meus segredos, meu passado, presente e futuro.
Falam da minha fé, do meu amor, do meu ser entregue à Maria
Masculino e feminino em mim,
Minhas galáxias internas, meus buracos mais profundos, sucessos e fracassos.
Presentes divinos, saudades, prazer!
Meu self,
Meu nada

Simone Bichara

---

* Conheça melhor o trabalho da artista plástica acreana Simone Bichara em seu blog MANDALAS DA FLORESTA, onde estão informações mais detelhadas acerca de sua arte, biografia, exposições, crítica, etc.

** Poesia e imagens foram retiradas de MANDALAS DA FLORESTA.

2 comentários:

José María Souza Costa disse...

Belissimo o seu blog.Muitissimo interessante.Estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles Estarei grato lhe esperando lá. Abrass
http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

Simone Bichara disse...

Meu querido! Primeiramente fiquei emocionada com a sua delicadeza, sensibilidade e elegância para/comigo e com a minha arte. Depois, fui tomada por tamanha sabedoria e maestria em dizer. Já disse que gosto do seu espaço, da sua maneira de dizer e expor seus conhecimentos. Mas ao ler tamanha doçura e posse não só de conhecimentos acadêmicos, literários e diversificados, porém, de raros sentidos para me perceber e perceber minha obra. Sinto-me não somente lisonjeada, mas engradecida por receber palavras vindas de você.
Obrigada mesmo.
A Floresta está linda, as chuvas chegaram e eu vibro com toda essa energia para que o seu espírito sensível e poético fique em festa, alegria e amor.
Muito obrigada e muita luz,

Ah, por favor, poderia postar no meu blog suas palavras? E fazer ligações externas? Seria uma grande alegria!

Grata, muito grata, Isaac.
Simone Bichara