segunda-feira, 31 de agosto de 2020

MOZART DONIZETTI GONDIM

Mozart Donizetti Gondim nasceu em Sobral-CE, em 30 de março de 1890, o oitavo filho do casal Raimundo Donizetti Gondim e Ana Lopes Gondim. No início de 1920, Donizetti segue para o Rio de Janeiro, onde forma-se maestro. Em seguida, parte para o Amazonas, a convite de seus irmãos João Donizetti Gondim (então diretor do Teatro Amazonas), Raimundo Donizetti Gondim Filho (professor de piano e maestro de duas bandas locais) e Francisco Donizetti Gondim (médico). Em 1928, Donizetti deixa Manaus e muda-se para Seabra, hoje Tarauacá-AC, onde permanece até início de 1934. Durante este período, o maestro criou, além da melodia do Hino Acreano, partituras para diversas melodias, como para o samba carnavalesco “Bestaião!”, de Franzon. Depois de Tarauacá, o maestro mudou-se para Cruzeiro do Sul, onde cometeu suicídio a 7 de outubro de 1934.

***

Composições de Mozart Donizetti transcritas pelo músico e compositor acreano Deivid de Menezes, em seu estúdio “Telúrico”, em Rio Branco-AC.

AMÉLIA (Valsa)  

Dedicada aos amigos e compadres Dr. José Potyguara da Frota e Silva e Amélia Lopes Potyguara.

 

O TAIFEIRO (Tango-sapeca)

Dedicado a Associação Marítima Empregados de Câmara,

Oferecido ao amigo Coelho, comissário do “Brazil”

TUA IMAGEM (Valsa)

Letra de Pierre Luz

Música de Mozart Donizetti

A minha querida esposa Scylla

6 comentários:

donizettijoana disse...

Meu bisavô! Amei conhecer mais da história da minha família. Obrigada!

Unknown disse...

Infelizmente não tive a oportunidade de conhecer uma das veias musicais da família, meu avô materno Mozart. Sua obra permanecerá viva entre nós

Josenor Rocha disse...

Ola por favor alguém tem foto do maestro João Donizetti Gondim, sou Josenor Rocha, cantor de ópera, presidente da Academia Amazonense de Música e o João é patrono da cadeira de nº 19 e nós amazonenses não temos nenhuma foto dele, por acaso alguém teria a foto, ja procurei pela internet, mais infelizmente naquele tempo era muito raro, se vcs da familia tiverem entrem em contato comigo pelo email josenorrocha@gmail.com ou watssapp 92 99178-8999

Sonoras disse...

Gostaria de saber se Josenor ou Joana e outros parentes conhecem a história das viagens de Villa-Lobos pela região amazônica com um dos irmãos Donizetti. Qual deles?

Alma Acreana disse...

Embora algumas fontes apresentem nomes divergentes para qual dos Donizetti acompanhou Villa-Lobos, tudo indica, de fato, que foi Mozart Donizetti Gondim quem acompanhou Villa-Lobos na sua viagem pelo Pará e Amazonas, por volta de 1912, conforme consta no livro “Partituras Cearenses” (2021), de autoria do jornalista, colecionador e pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez.

Sonoras disse...

Ok! Obrigada pela informação.
Vou conversar com o Nirez!