sábado, 9 de janeiro de 2021

EXPLORAÇÃO DO RIO ITUXY

Exploração do rio Ituxy

Conferência feita pelo Coronel A. R. Pereira Labre, perante a Sociedade de Geographia do Rio de Janeiro.

O Coronel Labre. Explorador do rio Purús e seus affluentes, tendo conseguido estabelecer communicações entre o Amazonas e a Bolivia. (Revista Illustrada. Rio de Janeiro. 1888. Ano 13. N.º 506)

Senhores.— Corre-me o dever de manifestar ao Sr. Presidente a minha gratidão por conceder-me benevolamente permissão para fallar na presente conferência.

Tendo-me a Sociedade de Geographia do Rio de Janeiro honrado com o titulo de seu sócio, julguei-me na obrigação de fazer uma exposição, embora succinta, de minhas explorações no rio Ituxy, affluente do Purús.

Desde 1872 a 1883, e posteriormente em viagens de exploração, naveguei o Ituxy e alguns de seus affluentes por muitas vezes, com o intuito de procurar uma passagem de communicação para o Béni; destas viagens e estudos práticos fiquei conhecendo este rio, seus affluentes, seus habitantes selvagens, suas riquezas naturaes e sua navegabilidade até a confluência dos rios Huakery e Entimary com uma extensão de 600 kilometros; deste ponto tem a sua corrente o nome de Ituxy, do dialecto Cathauichy.

Por occasião destas viagens de explorações levantei um esboço da planta do rio, que offereço á Sociedade de Geographia do Rio de Janeiro, a qual pôde ser examinada pelos illustres consocios e auditório, pedindo desculpa pelo acanhado e humilde trabalho.

O Ituxy corre de sudoeste a noroeste, desembocando no Purús a 7º 18' 48" de lat. Sul e aos 21° 30' de long. Oeste do Rio de Janeiro; suas cabeceiras demoram aos 10º 25' de lat. Sul e aos 25° 10' de long. Oeste do Rio de Janeiro, sendo em parte acceitos os dados do illustre geographo W. Chandlen.

Este rio tem um curso de mais de 700 kilometros, contando-se pelas curvas; permitte navegação a vapor durante a cheia até perto das corredeiras, que occupam a extensão de vinte e tantos kilometros da confluência do Entimary para baixo.

Por meus esforços consegui que dous vapores subissem suas águas até a bocca do rio Curykethê, a 320 kilometros do Purús, isto nos mezes de Maio e Junho do anno de 1884.

Iniciei então o seu povoamento para o trabalho da gomma-elastica; e de facto, alguns estabelecimentos foram montados e continuam a explorar esta industria.

Poucos vapores sobem suas águas todos os annos pela cheia, e ficou assim praticada sua navegabilidade.

Suas margens em geral são baixas até a bocca do Curykethê, de fácil alagação pela cheia; deste ponto para cima as terras são mais altas, e ha muita terra firme.

As águas do rio são de côr preta no inverno.

Tem muitos lagos ás margens e muitos aflluentes; a margem direita tem cinco principaes: Huakery, Curykethê, Capsuryquy, Panicycy e Pucyary; á esquerda Entimary, Hyurenen, Manghutery e Anguytheary.

Suas terras são boas para agricultura.

Suas florestas ás margens são vistosas e de grandiosa arborisação, ha madeiras de lei e muitos vegetaes de reproducção natural, e são as principaes: seringa, cauchú, copahyba, castanha, cumaru e alguma baunilha.

Explorando o Cuykethê em procura, como disse, de um caminho mais curto para o Béni, voltei por obstáculos das cachoeiras, que impediram a minha passagem; vê-se, porém, pela carta que ha possibilidade de fazer-se uma communicação fluvial, canalisando-se as águas dos rios Orton e Abuná para o Curykethê, abrindo navegação para o Béni.

Sua população civilisada sobe a 200 habitantes; a selvagem é difficil computar-se por causa de sua vida nômade, vivendo segregados e exparsos em pequenas malocas pelo bosque, não obstante pôde calcular-se em 8.000 ou mais os selvagens que habitam o rio Ituxy e seus aflluentes até as cabeceiras, já em território boliviano, divididos em 10 ou mais nações, fallando cada uma seu dialecto especial, e subdivididas em pequenas malocas, governadas por um, dous e mais chefes, caciques ou tuxánas.

As nações mais numerosas são: Cacharhary, Canamary, Guarayos, Ipurynan e Huatanary; Pamary, Pamanah, Cathauixy e Hyumah estão muito resumidas e tendem a desapparecer em poucos annos, ora dizimados pelas molestias e ora perseguidos pelos outros.

Além dessas tribus, ha outras desconhecidas.

A tribu Hyumah não conheço, senão por informação dada pelos Pamanáhs e Ipurynans, que julgam ser Araras, pela tatuagem de que usam; ha duas malocas destes selvagens nos rios Capsuriquy e Quayanah; evitam o contacto e commercio das outras tribus e batem-se quando se encontram, e por sua maldade os Pamanáhs o chamam de — hyumah (gente feroz, em seu dialecto).

A nação Huatanary dizem habitar o alto Curykethê, entre Cacharary e Canamary; não os vi.

Na minha entrevista com os Canamarys encontrei entre elles um selvagem que dizia pertencer á nação Cathayana, que quer dizer — gente barbada e forte; foi o que pude comprehender pela informação fornecida pelo dito indio, que fez-me alguns presentes de frutas, e acompanhou-me um meio-dia de viagem, e mostrou sempre muito desembaraço, fallando sempre com muita animação e vivacidade; com effeito, achei que o seu typo e liniamentos eram differentes dos da nação Canamary.

Pelos pontos e lugares por mim visitados e pelas informações ouvidas dos selvagens, concluo que pelos rios Curykethê, Huaquery e Entimary e seus affluentes até as cabeceiras, ha muita população selvagem agglomerada; e ainda mais este juizo se confirma pelas muitas estradas, caminhos e taperas que vi em minha passagem nas cabeceiras destes rios, quando atravessava do Madre de Dios ao rio Acre.

Na minha ultima exploração ao alto Ituxy fui acompanhado por Mapyothê, cacique ou tuxaua, Ipurynan, da maloca de Manghuthery, que prestou-me bons serviços na excursão, com sua mulher, filhos e outras famílias selvagens.

De sua maloca, em 1879, me fora confiada a educação de tres meninos ipurynans, dos quaes se acha presente um delles, o qual foi baptisado com o nome de Ulysses, conservando por sobrenome Mangah, seu nome primitivo de selvagem; sabe ler e escrever, é intelligente e de physionomia agradável, e apresento elle ao illustre auditório como um typo de sua nação e raça.

Antes de concluir, imploro do Governo Imperial providencias em favor da catechese dos selvagens, que, extraviados pela vida nômade e errante que levam, não podem aproveitar á sociedade e menos á humanidade.

O rio Purús e seus affluentes póde ter 40.000 selvagens fallando 40 ou mais dialectos differentes.

 

LABRE, A. R. Pereira. Exploração do rio Ituxy. Revista da Sociedade de Geographia do Rio de Janeiro. Tomo IV, 2º Boletim, 1888. p. 117-120

Nenhum comentário: