terça-feira, 13 de julho de 2010

A BOA VONTADE NÃO CUSTA NADA

Profª. Inês Lacerda Araújo


Algo que chamou a atenção no caso do goleiro Bruno, foi a imprensa de modo geral voltar-se para o efeito sobre os pequenos torcedores do Flamengo. Para os fãs o jogador é bom, mais do que bom de bola, um herói.

Ora, suspeito de assassinato, ele se transformou em vilão. Como entender o mal? Como explicar que um ídolo faça o mal?

Para Hobbes o homem quer devorar o próprio homem, em uma eterna luta. Para Rousseau, ao contrário, o homem nasceu bom, a sociedade é que o corrompeu. Freud também culpou a civilização por bloquear os impulsos.

Uma visão diferente acerca do mal, é a de Santo Agostinho. O mal não é uma coisa, portanto não depende de Deus, não é algo criado. O mal vem da vontade que é livre. Há o livre arbítrio, a livre escolha, ou então não é mais vontade. Mas como pode a vontade escolher matar alguém que carrega um filho seu?!

Quando falta força, quando a decisão abandona a fortaleza, a coragem, as virtudes pelas quais se consegue vida plena, vida feliz, é a própria vontade que assim agiu. Mas não a boa vontade.

Cultivar a boa vontade é difícil, requer sacrifício, luta, empenho, boa educação, hábitos cultivados desde cedo, pela pessoa, única responsável pelos seus atos. De nada adianta encontrar culpados, ou desculpas. Ele foi fraco porque, coitadinho, não teve chance, a sociedade é que é má, os pais o abandonaram, etc. etc.

A disposição para agir bem depende da vontade que extrai dela mesma a força para se encaminhar, ou seja, encontrar seu caminho.

Pode-se perder a fortuna, amigos, a saúde, mas a boa vontade depende apenas de nós, ela nos pertence, é gratuita, basta que a reconheçamos e que tenhamos a força moral necessária para cultivá-la.

***   ***

**INÊS LACERDA ARAÚJO, filósofa, autora, entre outros, de Foucault e a crítica do sujeito (Curitiba: Ed. da UFPR, 2008).

***

P.S. gente, esses últimos dias tenho estado muito ocupado, além de algumas viagens, estou ultimamente visitando famílias de nossas comunidades rurais. Por isso, não tenho publicado textos de minha autoria, sobretudo literatura acreana, dos quais boa parte do pequeno número, mas bons leitores deste blog gostam. Mas ficam aqui bons textos por mim selecionados (modéstia a parte). Abraços!

2 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Um caso bastante polêmico, não é mesmo? Embora fique estarrecido com a violência do fato, tento não julgar. São tantas as possibilidades que concorrem para que alguém aja desta maneira que julgá-lo para mim seria leviano. Uma coisas é verdade, já não aguento mais o sensacionalismo da imprensa com o caso, agora desligo o aparelho tão logo comecem as notícias.
Grande abraço

Palazzo disse...

Gostei dessa parte amigo.
- boa educação
é o que eu sempre digo.
Mas, o problema é que as crianças estão crescendo em grande parte sem referência.
grande abraço