domingo, 11 de julho de 2010

O MENINO DAS MEIAS VERMELHAS

Carlos Heitor Cony

O nome dele era complicado, passou a primeira semana sem que ninguém o chamasse para brincar. Até que repararam que sempre usava meias vermelhas e ele ficou sendo o “menino das meias vermelhas”. Vivia pelos cantos, quase não falava, quase não existia. Apesar disso, não parecia infeliz. Era apenas solitário: era o Menino das Meias Vermelhas.

Um dia perguntaram: “Menino das Meias Vermelhas, por que você sempre usa meias vermelhas?” Ele respondeu como se não fosse com ele: “No dia dos meus anos, minha mãe levou-me ao circo e colocou-me meias vermelhas. Eu reclamei, com aquelas meias chamaria a atenção dos outros, todos zombariam de mim. Mas ela explicou: ‘É que lá vai ter muita gente, se eu me perder de você, olharei para baixo e será fácil encontrá-lo.’”

E todos os dias lá vinha o Menino das Meias Vermelhas com suas meias vermelhas, com seu silêncio, sua solidão, como se esperasse alguma coisa ou como se tudo já houvesse acontecido com ele. Ninguém dava mais importância ao menino nem às suas meias vermelhas. E era isso o que ele parecia desejar.

Sentava em cima de uma pedra, nos fundos do campo onde os outros jogavam pelada ou soltavam pipas. Até que veio a tarde de chuva e os meninos não puderam jogar pelada nem soltar pipas. Como distração, resolveram provocar o Menino das Meias Vermelhas.

“Você não está no circo! Tire essas meias vermelhas, elas são ridículas!”

O Menino das Meias Vermelhas não ficou aborrecido. Depois de algum tempo, falou, como se falasse consigo mesmo: “Eu vou continuar usando meias vermelhas. É que minha mãe foi embora. Um dia, talvez ela passe por mim em algum lugar, verá minhas meias vermelhas e me reconhecerá.”

O sol apareceu de repente e os outros meninos foram jogar pelada e soltar pipa. 


CONY, Carlos Heitor. Os anos mais antigos do passado. Rio de Janeiro: Record, 1999.

10 comentários:

Doutrina Cristã disse...

devemos fazer o impossivel para nao se perder de aguem que amamos.

parabéns

luiz

Palazzo disse...

É amigo, sempre me falaram que uma invasão física começa com uma invasão cultural bem antes. Aqui vai ser difícil, pois nossa cultura é vasta e muito diversificada.
Que literautura essa a brasileira, não é mesmo?
abç

Wanderley Elian Lima disse...

Lindo e triste. Amei
Abração

Alessandra disse...

muito lindo e triste realmente,também não quero jamais me perder de quem amo.
*Abraço.

Márcio disse...

Topppp

Gilberto A. Saavedra disse...

Me emocionei. Triste, porém linda! Não quero perder ninguém. Quero ser o primeiro nessa jornada, antes dos que eu amo.

gabi disse...

amei

Anônimo disse...

Cala a sua boca

Unknown disse...

Eu amei ❤❤

Mário Sérgio disse...

O texto simboliza o vazio existencial por ter que ficar longe da mãe! A tristeza deste garoto leva à reflexão da importância da família e as consequências dolorosas de uma separação,pois os filhos sofrem com a dissolução de um casamento!

Excelente, enredo!!