segunda-feira, 21 de abril de 2014

TARAUACÁ 101 ANOS: FONTE LUMINOSA

Este é um vídeo com imagens raras da antiga fonte luminosa de Tarauacá. Até hoje o privilégio de se ter uma fonte é apenas da capital, Rio Branco. Recordo-me que, em criancice, ainda brinquei, em dia de chuva, tanto nessa fonte da Praça Tarauacá quanto na da Praça da Municipal.


O círculo indica o local da antiga fonte luminosa de Tarauacá.














Com o passar do tempo e o descaso dos governos municipais, as fontes foram sendo esquecidas, até o ponto de serem abandonadas e mesmo destruídas, as duas. A da Praça da Municipal recebeu um poste no meio e bancos ao redor. A do Centro, pior ainda, recebeu uma pequena construção para se vender, entre outras coisas, crepes. Em ambos os casos, descaso total com o patrimônio cultural e material da cidade. Espero ainda um governo sensível e competente que nos devolva aquilo que ao longo dos anos tem sido abandonado, destruído ou jogado às traças.
Fonte da Municipal, já em estado de decadência.
O círculo indica o local da fonte da Praça da Municipal
A cidade que já teve jornal, cinema e fontes, hoje desfaz-se em buracos e lama. É o progresso!


Nota: Essas imagens foram cedidas a Reginaldo Palazzo, que disponibilizo-as no youtube. O Palazzo tem demonstrado uma dedicação à história cultural de Tarauacá como nenhum natural até hoje fez. Obrigado, meu amigo!
Obs. duas últimas imagens do blog Tarauacá Notícias.
Postar um comentário