terça-feira, 10 de junho de 2014

O ANO EM QUE NASCEU LEANDRO TOCANTINS

Isaac Melo
Leandro Tocantins, o nosso amazonófilo nas palavras de Gilberto Freire, é um dos autores amazônicos a quem cultivo grande estima. Belenense nascido no Largo da Sé, chegou a Tarauacá aos 10 meses de idade. Seu pai, Wan-Dyck Amanajás Tocantins, à época, grande seringalista da região que havia se estabelecido no seringal Foz do Muru, na confluência do rio Muru com o Tarauacá, em frente à cidade de Tarauacá, de onde administrava os seus inúmeros seringais.

Quanto à chegada e data de nascimento de Leandro Tocantins algo me intrigava. Todos os sites que mencionam a data de nascimento de LT, inclusive o Wikipédia, apontam 1929 ou 1928 como o ano de nascimento do escritor. Não. Esta data não condiz com a verdade.

O jornal A Reforma (Ano III, N.o 97, 04 de abril de 1920) trazia a seguinte notícia: “Regressando de Belém do Pará, de volta se encontra nesta Vila o nosso distinto amigo Coronel Wan-Dyck Amanajás Tocantins, acreditado comerciante neste Departamento e presidente da Associação Comercial do Tarauacá. Em sua companhia viajaram a sua distinta esposa, sra. d. Iraides de Góes Tocantins, sua gentil e prendada filha senhorita Irene e queridos filhinhos Waldemar, Nadir, Wandisinho e Leandrinho. A sociedade vilaseabrense prestou a distinta família Wan-Dyck Tocantins demonstrações de um alto apreço, e inúmeros foram os cavalheiros que foram abraçar o honrado cidadão, que aqui desfruta de inúmeras amizades.”

Portanto como poderia Leandro Tocantins ter chegado a Tarauacá nove anos depois de seu próprio nascimento? Outras informações atestavam que ele nascera no dia 08 de maio. Se chegara com dez meses de nascido, o ano de seu nascimento seria então 1919.

Não satisfeito, para tirar a prova dos nove, juntamente com o sr. R. Palazzo, que entrou em contato com o sr. Wan-Dyck Frota, sobrinho do autor, que nos confirmou que de fato LEANDRO TOCANTINS nasceu em 1919.

Portanto esta é a verdadeira data de nascimento de LEANDRO TOCANTINS: 08 de maio de 1919. Corrija-se então este equívoco histórico.

Leandro Tocantins viveu em Tarauacá de 1920 até 1931, quando seguiu para Belém, para dar continuidade aos estudos. Sobre o período de sua infância, LT escreveu o livro “Os olhos inocentes” (1984), vencedor do prêmio Osvaldo Orico da Academia Brasileira de Letras. Dessa região Leandro Tocantins nunca se desligou, a visitou inúmeras vezes e a fez presente em várias de suas obras. 

Um comentário:

Antonio Franciney disse...

Boa, Isaac! Ótima postagem, meu amigo. Tocantins, entre os que pintaram a Amazônia é o meu escritor favorito. Compartilho ainda hoje.
Valeu!