terça-feira, 11 de setembro de 2018

A LÍNGUA É O CHICOTE DA BUNDA. Ô SE É!

Leila Jalul

Zacarias e Mansueto, dois tomadores de branquinha, decidiram viajar para conhecer de perto a tal de Tabuí, tão cantada em prosa e verso.

Lá, segundo pensavam, seriam os reis do pedaço. Afinal, quem saía de Barranco Alto, nas Alterosas, teriam mais inteligência que os pobres nativos da tal Tabuí.

Os dois, mal se aposentaram da prefeitura, deram uns beijos tortos e de raspão nas respectivas patroas e filhos e, de posse de uns panos de bunda, um bom pedaço de fumo de rolo, uma lata de Neston lotada de farofa de frango, uma sacola de torresmo e duas garrafas de pinga, partiram rumo ao desconhecido.

E andaram, andaram e andaram, sempre ‘de a pé’, que cansaram. A pinga acabou. O fumo de rolo acabou. Torresmo e farofa de frango, também. Acabou tudo!

- Vamos voltar pra trás, compadre Mansueto? Saporra de Tabuí não existe não!

- Não, compadre Zacarias. Já que tamos aqui, vamos até mais na frente um pouco. Tá vendo aquelas luzes? Deve ser uma cidadezinha qualquer. A gente para, compra mais umas pingas, tenta esvaziar o tanque do sexo, come umas comidinhas, compra umas bolachas e segue adiante.

E lá chegaram. Entraram num boteco, mataram a fome de comida, tomaram todas e se danaram a contar lorotas pros frequentadores do local.

Mansueto, depois de um arroto, muito falante, apresentou-se como um fazendeiro próspero, dono de mais de quatro mil cabeças de gado de corte. Já Zacarias, mais comedido, gabou-se de ser representante de uma concessionária de carros impostados. Mentiram até perder de vista a razão. Aliás, só os dois falavam. O resto do povo escutava, com clara desconfiança. Resto do povo é modo de dizer. Não havia mais que seis pessoas ouvindo os fanfarrões.

Quando a cachaça atingiu o córtex do cérebro, num arroubo, Mansueto grita: oi, gente boa, nós tamos atrás de uma porcaria de lugar que se chama Tabui. Cêis sabem onde fica? Dizem que lá é terra onde todo mundo dá. O padre dá, a mulher do prefeito dá, o xerife dá, as meninas dão e nós tamos numa seca danada!

De repente, do fundo do bar, uma voz de autoridade se levanta e dá ordem de prisão aos dois.

Adivinhem quem era o delegado?

Passada a carraspana, os dois foram expulsos de Tabuí. Será que terão coragem de voltar?

Nenhum comentário: