terça-feira, 7 de agosto de 2012

Noviço Isaac no viço! [1]

Putz!

Clodomir Monteiro


Vamos perder sacerdote?
melhor não ganhar zelote
quem vai não fica no lucro
pior virar burro xucro

mas noviciado é bom
garante boa instrução
e a Mãe Roma bom! bom!
bondosa de coração

e por falar noviciado
quem vai e torna um padre
não chegará se viciado
jamais será um covarde

conheceu certo o errado
não enganou o Prior
e viverá leigo amado
um respeitável escritor

agora sei me despeço
conheço sua bondade
mais que irmão eu lhe peço
faça poesia inverdade

poesia não de almanaque
que pensa que está ali
melhor noviço de fraque
diz vi o santo vivi

santo não vive na igreja
poesia no coração
ache poema que andeja
por baixo de emoção

é uma vontade de nada
de não ser nada que é
poesia anda calada
onde a criança põe fé

o bom pastor é assim
não guia vela ou promessa
poeta um vai sem mim
mundo amor atravessa

venha quase sacerdote
pois leigo bom e poeta
você não é um zelote
nem será falso profeta


[1] Escrito após receber notícia email do Isaac que regressaria de Roma para o Brasil 01/07/2012.
-----------------------------------
NOTA
Com este poema de Clodomir Monteiro torno público, depois de um processo responsável e doloroso, minha decisão de desligamento dos Padres Maristas, aonde dediquei mais de seis anos de minha vida. Sou grato a todos, principalmente aos amigos pelo apoio neste momento de um novo caminhar, e a meus então confrades religiosos, dos quais fica a boa amizade.

Nenhum comentário: