segunda-feira, 28 de abril de 2014

PEQUENO HISTÓRICO DE JORDÃO

No dia 28 de abril de 1992, a então Vila Jordão, conforme a lei 1.034, era desmembrada de Tarauacá, para elevar-se à categoria de cidade, ato oficializado em 1o de janeiro de 1993.

A história da ocupação do Jordão remete-se à presença dos primeiros exploradores do látex. Mas já muito antes habitavam a região diversas tribos indígenas, entre elas, a dos povos Kaxinawás, um dos grupos mais representativos da região até hoje.

O município de Jordão, que já se chamou Foz do Jordão, assentava-se nas terras do seringal Duas Nações, comprado em 1890 por Luiz Francisco de Melo, e que, em 1912, com a morte de Luiz Francisco de Melo, depois de um sério litígio entre os herdeiros, passou para Barnabé Saavedra e sua mulher Gabina Sandoval Saavedra. Levy Cervantes Saavedra (1900-1977), filho do casal, e que integrou a primeira turma de formandos da Faculdade de Direito, o que é hoje a UFAC, com início em 1964 e término em 1969, nos anos de 1950, vendeu essas terras ao Governo do Estado do Acre.

Em 1956, Jordão elevou-se à categoria de Vila, sendo seu primeiro sub-prefeito Manoel Rodrigues de Farias, nomeado por Arnaldo Gomes de Farias, então prefeito municipal de Tarauacá.

Depois do plebiscito de abril de 1992, que obteve a maioria dos votos, Jordão passou a categoria de Município. No dia 03 de outubro de 1992, Hilário de Holanda Melo foi eleito o primeiro Prefeito por meio do voto popular.

Um comentário:

Maria Falk disse...

Não tenho mto conhecimento dessas Terras Seringal "Duas Nações", só sei que foi propriedade de nosso Pai,Levy Cervantes Saavedra, falo em nome de meus irmãos, éramos mto jovens, mas.. de uma coisa eu tenho certeza. Dos cinco irmãos, eu fui a única à nascer lá, e, com apenas um mês de vida, por imponência de nossa Mãe, vinhemos embora. É uma Odisséia, pelo que sei, viajava mto, vinha no Rio e voltava, pq o processo tramitava No Rio, capital do Brasi, na época, ele viajava em péssimas condicões de transporte aéreo. Após dezesste anos ganhou a causa e logo vendeu. Pelo q sei eram mtas terras, q hoje se transformou num Município chamado Jordão. Sem mais #