quarta-feira, 3 de abril de 2013

ENCANTO E MAGIA QUE ENVOLVEM O CANADÁ

Profa. Luísa Lessa
A natureza humana é permeada de sonhos, encantos, paixões. Natural, pois, a minha vocação por outro país. Amo o Brasil e adoro o Canadá. Aqui vi, de perto, um dos lugares mais lindos do mundo: Montreal. O Canadá, todinho, é um encanto. Um país acolhedor, abriga pessoas de todas as raças do mundo. Talvez por isso eu me sinta, aqui, em casa. Depois, esta terra é muito próspera, segura, terna, morna no carinho das pessoas.

A palavra Canadá deriva de “k'anata”, que significa “pequena povoação” ou “a vila” no idioma indígena – provavelmente o algonquino. O Canadá é o segundo maior país do mundo em área territorial, ficando atrás apenas da Rússia.

A América do Norte é formada por três países: México, Estados Unidos e Canadá. O detalhe é que o Canadá ocupa 41% dessa parte do continente americano, ou seja praticamente a metade da América do Norte. A fronteira do Canadá com os Estados Unidos é a mais longa fronteira terrestre do mundo. O Canadá é o país que possui o maior número de lagos de água doce do planeta. São milhares de lagos, em todo o território. Só para se ter uma ideia, a província de Ontário possui nada mais nada menos do que 25.000 lagos.

O país tem dois climas: temperado e ártico. Os invernos costumam ser bastante frios, com nevascas e temperaturas abaixo de zero. Em Toronto, a temperatura pode chegar a 40ºC no verão e a - 33ºC no inverno, uma diferença de mais de 70ºC. O país integra o G8, grupo dos países mais ricos do mundo. Possui uma monarquia constitucional com sistema parlamentarista. Ou seja, a chefia do Estado é exercida por um monarca e a do governo por um primeiro-ministro. O Canadá possui dois idiomas oficiais, o inglês e o francês. Cada província tem o direito de definir o seu idioma oficial. O francês é falado majoritariamente em Quebec, enquanto Nova Brunswick é bilíngue. As demais províncias falam principalmente o inglês. Como país é bilíngue, qualquer produto à venda nos supermercados e lojas de conveniência possui informações nas duas línguas.

O país também possui dois hinos oficiais: o hino nacional (O Canadá) e o hino real (God Save the Queen). Agora a pergunta: se o Canadá é uma monarquia constitucional e tem o hino God Save the Queen como oficial, quem é o monarca? Resposta: a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido.

As províncias do Canadá são Yukon, Nortwest Territories, Nunavut, Manitoba, Colúmbia Britânica, Alberta, Sakatchewan, Manitoba, Ontario, Quebec, Nova Brunswick, Labrador e Nova Escócia. Por volta de 60% da população canadense vive na região dos Grandes Lagos e do Vale do Rio São Lourenço, no Leste do país. As cidades mais populosas: Toronto, Montreal, Vancouver, Ottawa, Calgary, Edmonton, Quebec, Winnipeg, Hamilton e London. A região metropolina de Toronto, na província de Ontário, possui mais de 5 milhões de habitantes.

A maior parte da população canadense é cristã, sendo metade católica e metade protestante. Quase 20% da população nasceu no estrangeiro, o que faz do Canadá um dos países com maior percentual de imigrantes do mundo. O país possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano. Vancouver é a cidade 3º com melhor padrão de vida, eleita também a “cidade mais habitável” do planeta. O Canadá é um dos países que tem o maior número de automóveis por pessoa, praticamente um carro para cada duas pessoas.

Chamada de Maple Leaf Flag, a bandeira do Canadá possui duas barras verticais vermelhas representando os oceanos Pacífico e Atlântico e uma folha de bordo no centro, representando o país. O bordo é uma árvore típica do Hemisfério Norte, encontrada na Ásia, Europa e América do Norte. A folha do bordo muda de cor ou cai conforme a estação do ano. Da seiva da árvore é extraído o xarope de bordo (maple syrup), muito consumido no Canadá e Estados Unidos com sorvetes, rabanadas, torradas e panquecas.

Montreal, na província de Quebec, é uma cidade quase que totalmente ligada por túneis. Essa bela cidade possui a mais extensa rede de túneis do mundo. É possível ir ao shopping, ao escritório ou escola sem sair ao ar livre. O motivo está nos invernos com temperaturas normalmente abaixo de zero. Muito frio, muita neve.

Estima-se que 500.000 pessoas circulem todos os dias pelos túneis de Montreal. É uma delícia andar pela cidade, tudo é acolhedor, agradável. As mulheres representam 45% da mão de obra canadense. Elas ocupam quase todas as posições, de motorista de caminhão a presidente de empresa, de pedreira a advogada. Sinal de que no Canadá, a igualdade entre os sexos é levada a sério.

Não existe uma cozinha típica, ou muito menos pratos nacionais canadenses. A cozinha varia de região para região. Mas pode-se dizer que boa parte da população aprecia maple syrup, rosquinha, arroz selvagem, peixes (principalmente o salmão) e frutos do mar.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Canadá oferece um dos mais altos padrões de qualidade de vida no mundo. Vancouver é considerada a melhor cidade do Canadá para se viver e a 3a. melhor do mundo. O Canadá tem um dos maiores índices de instrução universitária do mundo. Os custos de educação e vida para estudantes estrangeiros no Canadá estão entre os mais baixos. O Canadá é um país multicultural. Em razão de sua diversidade étnica, você se sentirá à vontade no Canadá.

É um país que incentiva a diversidade cultural de sua população. O país conta com redes de TV especializadas em diversidade cultural para quase todos os grupos étnicos existentes no país. É o segundo maior país do mundo, com 9.971,000 quilômetros quadrados de área. Com apenas 3 pessoa por quilômetro quadrado, o Canadá tem a quarta menor densidade demográfica do mundo. É o oitavo maior país comerciante do mundo. É terra de diversas invenções, incluindo basquete, lâmpada elétrica, microscópio de elétrons, televisão, telefone, zíper e outros.

Entre todos os países produtores de gás natural, cobre, zinco, alumínio e ouro, o Canadá está entre os cinco maiores. O Canadá é o quinto maior produtor de energia do mundo.

Os canadenses gostam de esportes principalmente dos esportes de inverno. A paixão nacional é o Hockey no gelo seguido do baseball, basquete e do futebol (estilo futebol americano).

O Canadá é um país privilegiado de extensão territorial e de terras férteis. Ademais, o país conta com uma excelente rede de transportes, o que facilita a comunicação entre todas as províncias, bem como o desenvolvimento do turismo e do comércio nacional. 

Somado a esse conjunto de beleza natural, desenvolvimento tecnológico, qualidade de vida, 32% dos canadenses são muito felizes e, 55% são felizes. Ou seja, apenas 13% da população não se considera feliz. Isso não é nada quando se compara esse índice ao de outros países. Por tudo isso eu adoro o Canadá e desejo passar grande parte da minha vida aqui. Tenho sintonia, intimidade com o lugar. Sinto existir um passado espiritual que me liga a esta bela terra onde integro os 55% das pessoas felizes. 


* LUÍSA LESSA  é membro da Academia Acreana de Letras e da Academia Brasileira de Filologia. 

Nenhum comentário: