domingo, 30 de março de 2014

QUANDO EU ERA MENINO...

Friedrich Hölderlin (1770-1843)


Quando eu era menino,
   Um deus frequente me salvava
      Da grita e do látego dos homens.
         Em segurança eu brincava
            Com as flores do bosque;
               As brisas do céu
                  Vinham brincar comigo.

E assim como alegras
O coração das plantas,
Quando estendem os braços
Meigos para ti,

Meu coração alegraste
Também, Pai Hélio! e como Endimião
Eu era o favorito
Teu, sagrada lua!

Oh vós todos, fiéis
Deuses amistosos,
Se soubésseis o quanto
Minha alma vos amou!

Não vos chamava eu então
Pelo nome, nem vós a mim
Pelo meu, como os homens
Quando se conhecem.

Mas eu vos conhecia
Como jamais aos homens conheci.
Eu compreendia o silêncio do Éter;
As palavras dos homens, não.

Educou-me a harmonia
Do bosque murmurante
E aprendi a amar
Debaixo das flores.

Foi nos braços dos deuses que eu cresci.
  


DA ICH EIN KNABE WAR...

Da ich ein Knabe war,
  Rettet' ein Gott mich oft
    Vom Geschrei und der Ruthe der Menschen,
      Da spielt' ich sicher und gut
        Mit den Blumen des Hains,
          Und die Lüftchen des Himmels
            Spielten mit mir.

Und wie du das Herz
Der Pflanzen erfreust,
Wenn sie entgegen dir
Die zarten Arme streken,

So hast du mein Herz erfreut
Vater Helios! und, wie Endymion,
War ich dein Liebling,
Heilige Luna!

Oh all ihr treuen
Freundlichen Götter!
Daß ihr wüßtet,
Wie euch meine Seele geliebt!

Zwar damals rieff ich noch nicht
Euch mit Nahmen, auch ihr
Nanntet mich nie, wie die Menschen sich nennen
Als kennten sie sich.

Doch kannt' ich euch besser,
Als ich je die Menschen gekannt,
Ich verstand die Stille des Aethers
Der Menschen Worte verstand ich nie.

Mich erzog der Wohllaut
Des säuselnden Hains
Und lieben lernt' ich
Unter den Blumen.

Im Arme der Götter wuchs ich groß.

HÖLDERLIN, Friedrich. Poemas. Seleção, tradução, introdução e notas José Paulo Paes. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. p.83-85
* Fotografia do site Racismo Ambiental

Nenhum comentário: