quinta-feira, 22 de maio de 2014

ACORDA TARAUACÁ

Isaac Melo


Os blogueiros de Tarauacá estão muito ocupados em divulgar notícias importantes, tais como futebol, baladas, proezas do governo, etc. ou quando não, reproduzir um besteirol de inutilidades.

Sobre o centenário do poeta J.G. de Araújo Jorge, com exceção honrosa do Tarauacá Notícias, nenhuma outra mídia local achou relevante o acontecimento. Até o mais acessado blog da região, o blog do Accioly, se dignou a reproduzir apenas uma pequena notícia. E foi tudo.

Espanta-me esse indiferentismo. Certamente ninguém é obrigado a dedicar uma semana à esse tema como fez este blog, nem a admirar o poeta em questão.

Há alguns anos escrevi um texto, “J.G. de Araújo Jorge, o poeta que o Acre esqueceu”, e, hoje, vejo o quanto me equivoquei, porque para esquecer é preciso ter conhecido. O Acre, de modo geral, e Tarauacá, em particular, nunca conheceu a obra do poeta. Modéstia à parte, os únicos exemplares de livros de JG na Biblioteca Pública de Tarauacá existem porque levei alguns. Como a cidade do poeta mais lido do Brasil, sequer contava com um livro do poeta em seu acervo?

O pecado da ignorância não é o ignorar em si, porque, no fundo, somos todos ignorantes, porque não podemos conhecer tudo. O pecado da ignorância é, tendo a possibilidade de conhecer, recusar ou negligenciar o próprio conhecimento.

Reclamamos que a grande mídia manipula, ignora e distorce os fatos e acontecimentos. Mas as pequenas mídias, que poderiam ser um diferencial, se tornam apenas uma cópia do modelo predominante, inclusive, reproduzindo os mesmos tipos de notícias.

Espero que outra história possa começar a ser escrita a partir de agora.

Já é hora de acordar, Tarauacá!

Nenhum comentário: